Cadastro NIS Online – Atualizar


Sabe o que é cadastro NIS? Como atualizar NIS?  O NIS é o Número de Identificação Social que é importante para resgatar benefícios sociais e que precisa estar em dia. Porém, você sabe como atualizar? Vale ressaltar que não é preciso atualizar o número do NIS em si, pois, ele não muda. 

Mas, é preciso manter todas as informações atualizadas no CadÚnico e junto a Previdência Social.

Essa atualização nos dados cadastrados deve ser realizada obrigatoriamente a cada dois anos ou quando houver alguma mudança na família, bem como endereço e renda familiar.

 

Para que serve o cadastro NIS?

 O cadastro NIS é utilizado para receber o pagamento dos benefícios, além de ser usado como chave de identificação.

Essa mesma sequência numérica que possui 11 dígitos, é utilizada tanto para a identificação social quanto para o programa de Integração Social PIS.

Você pode consultar seu NIS de diversas formas, como:

CadÚnico;
Meu INSS;
Carteira de trabalho;
Cartão cidadão;
Cartão do auxilio Brasil.

Veja como atualizar os dados online o cadastro NIS no cadÚnico? 

Uma das melhores formas de você atualizar o seu cadastro NIS e manter os seus dados atualizados é pelo aplicativo do CadÚnico ou no site do Ministério da Cidadania, pois, essa atualização deve ser feita pelo responsável pela família.

O aplicativo do Cadastro Único está disponibilizado para o sistema operacional Android e o sistema operacional app Store, para saber como baixa-lo, acesse: 

www.gratis1.com.br/meu-cadunico-aprovado-atualizado-baixar-e-acessar/

Caso os seus dados não tenham mudado e seja necessário apenas efetuar a confirmação você pode fazer isso na seção atualização cadastral por confirmação.

No bloco endereço da família sendo preciso ver se as informações estão corretas e se o local onde reside continua o mesmo.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Há também o bloco composição familiar, que é onde é perguntado se ocorreu inclusão ou exclusão de algum dos membros da família.

Você também precisa fazer uma revisão se todos os dados estão mesmo corretos e clicar em continuar.

Caso necessite de outro tipo de alteração a ser realizada ou caso houver alguma pendência, a família deverá ir até o posto de atendimento do cadastro Único.

E se possuir alguma dúvida, você pode ainda realizar uma ligação gratuita para a central de relacionamento do Ministério da Cidadania no número 121. 

A ligação pode ser feita pelo celular ou através do telefone fixo, pois, existe também a opção de entrar em contato online, por meio do site da ouvidoria do ministério da cidadania. 

 

Veja o que é necessário para atualizar o NIS

Para atualizar o cadastro NIS, ou seja, os dados do NIS são necessários ter acesso a documentos pessoais como CPF ou RG, além dos documentos dos demais familiares que moram na mesma casa.

Entre os documentos que poderão ser utilizados na identificação dos segurados e dos familiares para a atualização do NIS, estão:

 » Carteira de identidade;
 » Carteira nacional de habilitação que é conhecida por CNH;
 » Identidade militar;
 » Carteira de trabalho e previdência Social apenas o modelo novo, entre outros documentos.

Pois, para a atualização do cadastro NIS quanto mais documentos e comprovantes de renda mais fácil será a validação e também a confiabilidade do cadastro. 

Para mais informações sobre o cadastro NIS confira em outras matérias aqui no nosso blog!