Meu CADUNICO: aprovado, atualizado, baixar e acessar


Atualmente, o governo federal utiliza o Cadastro Único (CadÚnico) para ajudar  famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza e aprender a viver. 

Por meio desse instrumento, são implementadas políticas públicas para prestar assistência financeira a quem mais precisa.

Já que o CadÚnico se tornou o principal requisito para as famílias participarem de programas sociais.

Sendo assim, para conseguir melhor acompanhar as possíveis alterações e atualizações  no cadastro, as pessoas atendidas por programas sociais podem utilizar o aplicativo Meu CadÚnico disponibilizado pelo governo em seus smartphones. 

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como usar o aplicativo Meu CadÚnico e pensando nisso, juntamos aqui os principais passos para  baixar e instalar o aplicativo Meu CadÚnico no seu celular.

 

Baixar App Meu CadÚnico e Cadastrar no Auxílio Brasil 

O Cadastro Único (ou CadÚnico), criado em 2001, coleta informações sobre  famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza no Brasil.

A partir desses dados é possível identificar quem deve se beneficiar dos programas sociais.

Para instalar o App Meu CadÚnico em seu celular, basta acessar a loja de aplicativos do seu telefone usando os links abaixo, tocar no botão de instalação e aguardar a conclusão do download.

– Android: https://play.google.com/store/…

– iPhone: https://apps.apple.com/br/app/…

Depois de instalado, basta tocar no ícone do aplicativo para abri-lo.

Após iniciar o aplicativo, o usuário já pode saber se possui o cadastro único tocando em “Entrar” e preenchendo as perguntas de segurança.

Se o login for bem-sucedido, significa que a pessoa possui um cadastro válido. 

Para quem não está cadastrado, o próprio aplicativo dá instruções de como se cadastrar no Cadastro Único tornando o processo muito mais simples.

Sobre o Auxílio Brasil, ainda há muitos brasileiros que não sabem como se inscrever no programa.

O procedimento é muito simples e pode ser feito sem sair de casa.

Primeiro, é importante observar que não há como se inscrever diretamente no programa.

A entrada no Auxilio Brasil de R $600 é feita após inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).

É bom ter em mente que o CadÚnico é o banco de dados que coleta informações sobre a população de baixa renda do Brasil, agora disponível em formato digital por meio de um site ou aplicativo.

O app permite ao cidadão o pré-registo, disponibilizando um conjunto de dados pessoais de todos os membros da família que vivem no mesmo domicílio.

Caso seja necessário, o aplicativo encaminha o futuro beneficiário do Auxílio Brasil de R $600 para a unidade mais próxima do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para realizar o cadastro pessoalmente.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Os cidadãos devem observar que os dados devem ser atualizados a cada dois anos caso tenham interesse em  manter a elegibilidade do programa e, consequentemente, receber as parcelas mensais.

 

Cadastro único: veja como se registrar e manter o cadastro atualizado 

Caso o cidadão ainda não esteja cadastrado no Meu CadÚnico , ele pode fazer um pré-cadastro através do aplicativo ou na versão web. 

O pré-cadastro permite que o cidadão comunique dados importantes para o seu cadastro, o usuário tem 120 dias para entrar em contato com uma central de atendimento do cadastro da unidade para apresentar os documentos de identidade obrigatórios dos familiares e acrescentar outros importantes.

As pessoas cadastradas no CadÚnico se comprometem a fornecer informações verdadeiras e atualizadas sobre sua família. 

Sempre que  sua situação mudar, é necessário atualizar as informações e mesmo que não haja mudança na família, o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos, é obrigatório.

Meu CADUNICO: aprovado, atuaizado, baixar e acessar

Cadastro Único: verifique se seu cadastro foi aprovado

Saber se você está cadastrado no CadÚnico é muito simples e você pode consultar o site do Ministério do Desenvolvimento Social em “Consulta Cidadão Cadastro Único” (você deve fornecer seu nome completo, data de nascimento e nome da mãe).

As verificações  também podem ser feitas pelo aplicativo Meu CadÚnico ou pelo telefone  0800 707 2003.

A ligação é gratuita e deve ser feita de telefones fixos de segunda a sexta das 7h às 19h e das 10h às 16h nos finais de semana e feriados.

Caso o inscrito precise emitir  comprovante de inscrição no CadÚnico, ele pode fazê-lo online, no site Consulta Cidadão Cadastro Único, pelo celular baixando o aplicativo Meu CadÚnico ou pessoalmente no cartório, CRAS ou no município. 

 

Quem pode realizar inscrição no CadÚnico 2022?

Qualquer um pode se inscrever no CadÚnico e comprovar: renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 606,00), possuir renda familiar mensal  total de até três salários mínimos (R$ 3.636,00); ou ter renda acima de três salários mínimos, desde que a inscrição esteja condicionada à inscrição em programas sociais dos três poderes.

Para se cadastrar no CadÚnico, um familiar maior de 16 anos e preferencialmente do sexo feminino deve ser responsável por fornecer ao entrevistador da Unidade Familiar as informações de todos os membros da família .

Essa mesma é responsável pela atualização das informações no cadastro responsável  em casos necessários.