Programa Brasil Sorridente


Criado desde 1990 o sistema único de saúde (SUS) tem sido uma oportunidade de acesso a saúde para os brasileiros de baixa renda ou que não tenha condições financeiras suficientes para pagar uma consulta medica, odontológica ou mesmo ser submetido a algum tipo de cirurgia ou ainda de ser atendido por um profissional que compreenda e trate o problema de saúde do individuo que procura, seja, no hospital, PSF,etc.

Desse modo, umas das politicas publicas criadas pelos governantes brasileiros e que é integralizada ao sistema único de saúde, tendo como base norteadora o programa nacional de saúde bucal, é denominado de Brasil sorridente, que consiste no atendimento, acompanhamento odontológico para os usuários dos SUS que precisam de assistência bucal.

 

Brasil sorridente: Como funcional e quem tem direito ao serviço

Com as taxas de mensalidades altíssimas a cada ano que se inicia, subentende-se que os planos de saúde no Brasil foram criado exclusivamente para as famílias mais abastadas do país.

Levando em consideração isto e outros fatores sociais, o governo brasileiro decidiu criar no ano de 2004 através da politica nacional de saúde bucal, o programa Brasil sorridente, que deve atender todos os brasileiros, mas em especial as famílias mais carentes e hipossuficientes do país.

O programa tem como objetivo oferecer vários tratamentos odontológicos para os usuários do sistema único de saúde.

 

Como se cadastrar no programa Brasil sorridente?

De inicio é preciso verificar se já existe o programa no município onde o usuário reside. Para isto, basta tão somente o usuário se dirigir a secretaria de saúde ou um ponto de atendimento mais próximo munido do seu cartão do SUS e obter a informação.

Caso já exista o oferecimento do serviço, o usuário deve procurar o PSF, UBS ou mesmo o CEO, onde geralmente são realizados os tratamentos.

Em seguida será realizado um cadastro e passadas informações sobre o dia da primeira consulta, bem como o cronograma dos atendimentos odontológico.

 

Quais são os tratamentos oferecidos pelo Brasil sorridente?

Assim como no tratamento odontológico particular, são oferecidos pelo programa Brasil sorridente, os seguintes tratamentos:

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

limpezas;
extrações;
exames;
exames para uso de aparelho odontológico;
exames para identificar algum tipo de câncer bucal;

O usuário ainda tem direito a fazer:

» restaurações dentárias;
» remoção de tártaros;
» retirada dos dentes sisos;
» implantes dentários;
» tratamentos de cáries;
» ortodontia;
» tratamento de canal;
» biópsias;
» periodontia;

Programa Brasil Sorridente

Percebe-se que os tratamentos são similares aos que são oferecidos na rede particular, já que, foi criado para justamente atender as pessoas que não possuem renda suficiente para custear uma consulta ou ainda todo um tratamento odontológico particular.

Um dos públicos mais carentes do país são justamente os das pessoas com deficiências e idosos, que ficam muito felizes em conseguir um tratamento custeados pelo Brasil sorridente.

Muitos deles, sem ter informação ou estudo, acabam trocando seu voto, que é secreto, para receber uma prótese dentaria gratuita.

O que é desumano por parte de alguns candidatos  a eleição brasileira, que usam da má fé e da fragilidade e falta de conhecimento de algumas pessoas para cometerem este crime eleitoral absurdo, mas que infelizmente ainda é muito comum no Brasil. 

Destaque-se ainda, que apesar do programa de saúde bucal ser criado em 2004, a constituição brasileira é bem enfática quando o assunto é a saúde dos brasileiros, que já tratava deste, desde 1988, conforme aponta o dispositivo jurídico descrito abaixo:

Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Nesse sentido, quando o dispositivo jurídico determina que a saúde é um direito de todos e dever do estado criar meios para oferece-la,  este, não está eximindo nenhum brasileiro do serviço, mas infelizmente, ainda existem pessoas que se aproveitam daquela redação para utilizar o serviço publico de maneira indevida.

O que acaba na exclusão de quem verdadeiramente de fato tem o direito.