Como Emitir Carteira do Idoso?


O Cartão Sénior, ou Carteira do Idoso, é um documento que as pessoas com mais de 60 anos asseguram benefícios adicionais e podem aceder a um conjunto de serviços. 

O documento pode ser solicitado no CRAS ou online.

 

Como funciona a Carteira do Idoso?

A Carteira do Idoso é um documento que ateste o direito a diversos acessos para aqueles que conseguem fazer a comprovação de renda de uma pessoa com mais de 60 anos.

Esse cartão dá direito ao acesso gratuito ao transporte entre os estados e garantir descontos na compra de passagens de trem.

Funciona como um benefício social garantido pela lei 10.741/03 e tem validade de 2 anos.

Para ter acesso é preciso ter renda igual ou inferior  a dois salários mínimos.

Entre as diversas vantagens que oferece a Carteira do Idoso é uma das formas de comprovação de renda para obter o direito ao transporte interestadual gratuito (duas poltronas por veículo) ou desconto de no mínimo 50% (cinquenta por cento) no valor da passagem para idosos com renda inferior a dois salários mínimos (como já falamos acima).

O cartão do idoso contém os dados de identificação da pessoa e um código QR  ou código alfanumérico para verificar a validade do cartão.

Como Emitir Carteira do Idoso?

Idosos que possuem comprovação de renda  precisam de carteira de identidade de idoso para ter acesso a passagens interestaduais de cortesia ou desconto na passagem, basta apresentar comprovante de renda (até 2 salários mínimos) e  documento de identidade para ter acesso o benefício facilita o cartão de acesso ao direito, por isso o sistema também gera o cartão para  pessoas que possuem outros comprovantes de renda, inclusive idosos que se enquadrem nos critérios de renda, independentemente de já possuírem outros comprovantes de renda. 

Assim como a carteira de estudante, a carteira do idoso também contém informações.

Vamos aprender um pouco mais sobre essas informações como o nome completo, a fim de fazer a sua identificação.

Para comprovar a idade do idoso, também deve constar no cartão a  data de nascimento.

Além disso, o cartão possui um número de identificação, o Número do cartão.

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Outros números que aparecem no documento são o Número do CPF  assim como  o  RG, sendo este um documento importante na vida de todo cidadão e deve estar presente no cartão de cidadão idoso. 

 

Passo a passo para emitir a sua Carteira do Idoso online

Quem quiser tirar uma dessas precisa atender aos seguintes requisitos, sendo que qualquer pessoa com mais de 60 anos que não possua comprovação de renda e que receba até 2 salários mínimos pode emitir o carteira do idoso.

Caso não possua cadastro deverá entrar em contato com o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social mais próximo do seu endereço para solicitar o login.

A emissão de carteira do Idoso online é muito simples. Primeiro, consulte o passo a passo que preparamos para você:

1 – O primeiro passo é visitar o site da Carteira do Idoso: carteiraidoso.cidadania.gov.br/emissao.html
2 – Agora é hora de selecionar a opção desejada clicando em “Emitir carteira”;
3 – Você precisará acessar sua conta GOV.BR e se identificar pessoalmente;
4 – Se você não tiver uma conta, precisará criar uma;

Depois de fazer login,  uma tela aparecerá solicitando autorização para usar suas informações:

1 – Clique em “Autorizar”;
2 – No página seguinte encontram-se as opções de prestação de serviços;
3 – Clique em “Emissão do cartão”;

Uma vez emitida a sua carteira do idoso, pode imprimi-la ou guardá-la no seu computador ou smartphone. 

Caso não queira emitir a carteira do idoso online, você  também pode se inscrever no CRAS. 

Se você não possui o cadastro no CadÚnico, aproveite  para se cadastrar e solicitar sua carteira do idoso no mesmo dia. Porém atenção, ao emitir o documentos pelo CRAS ele pode levar até 45 dias para ficar pronto.