Inscrições para FIES 2023


O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Ministério da Educação (MEC), que foi criado pelo Governo Federal em 1999.

O objetivo deste programa é possibilitar o financiamento da graduação para estudantes que não têm condições financeiras de arcar com as mensalidades das faculdades da rede de ensino privada.

Este é um tipo de empréstimo que quando o estudante concluir o seu curso de graduação, terá que quitar a sua dívida com o governo.

Os juros praticados são abaixo da média de mercado.

Para se inscrever no FIES, o estudante precisa obter nota maior do que 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio, além de não ter zerado a prova de redação e possuir uma renda familiar bruta per capta de no máximo 3 salários-mínimos.

Com os recursos do FIES, o estudante pode conseguir o financiamento total ou parcial das mensalidades do curso à sua escolha.

O período de inscrição para o FIES geralmente ocorre duas vezes por ano, uma vez no ínicio do primeiro semestre e uma vez no início do segundo semestre do ano.

Os estudantes devem ficar bem atentos para o prazo de inscrição, pois este é bastante curto e geralmente não passa dos 4 dias em cada vez que são abertas as inscrições.

Também é importante saber das regras que impedem os estudantes de ter acesso à FIES.

Estas são algumas:

• Estar com a matrícula trancada;
• Já ter sido beneficiado pelo programa alguma vez;
• Estar inadimplente com o programa de crédito educativo (PCE/CREDUC);
• Ser beneficiário de bolsa total ou parcial do programa Prouni.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Os estudantes poderão solicitar financiamento para todos os cursos de graduação presenciais e que tiverem com conceito maior ou igual a 3 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

O estudantes que já possuem algum graduação também poderão solicitar o financiamento no sistema FIES, mas devem ter ciência que a concorrência será bem grande, pois os programa dará prioridade para os estudantes que ainda não possuem graduação.

Ao longo dos anos, o Fies passou por diversos tipos de reformulações.

Hoje o programa funciona um pouco diferente da forma como funcionava antigamente.

O Programa passou a ser dividido em 3 modalidades diferentes:

» FIES (ou modalidade 1);
» P-FIES (ou modalidade 2 e 3);

Na modalidade 1, o financiamento para o curso é oferecido diretamente do governo ao estudante. Já nas modalidades 2 e 3, o financiamento é oferecido por instituições financeiras utilizando recursos público.

Este fato faz com que o financiamento seja mais barato que os financiamentos do mercado, porém costumam ser um pouco mais caro do que os financiamentos da modalidade 1.

A inscrição para o FIES deve ser feita pela internet  por meio do Sistema Informatizado do FIES.

No primeiro acesso o estudante precisará informar o seu CPF, data de nascimento e um email válido.

Será necessário também cadastrar uma senha segura para acessar o sistema.

Após este primeiro cadastro, o estudante receberá um e-mail com todas as informações para continuar o seu cadastro.