O governo federal apresentou recentemente o novo modelo de passaporte.
O novo documento de viagem será temático e, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a proposta deve se tornar uma espécie de cartão de visita brasileiro para o mundo.
A última grande atualização foi em 2015, quando ganhou um chip e foi chamado de passaporte eletrônico e dobrou a validade para 10 anos.
Confira em nosso texto quais são as diferenças do novo passaporte e o que mudou no documento.
As mudanças no documento incluem:
» holografia;
» Fundo com impressão iridescente em tintas reativas UV;
» Tintas sensíveis e borrachas mecânicas e tintas solventes reativas;
» Imagem fantasma em preto e branco impressa a jato de tinta;
» Personalização com identificação e foto do portador com dados biométricos;
Como já dissemos, o novo documento contém mais elementos de segurança, como novas marcas d’água.
Serão 13 ilustrações representando a fauna e flora dos principais biomas do Brasil.
A versão anterior continha apenas um.
Haverá também sete composições de fundos fluorescentes invisíveis.
Até agora, apenas o número de páginas variou sob exposição UV.
A página principal com os dados e a foto do cidadão foi levemente modificada, agora tem uma imagem fantasma do cidadão em preto e branco, além de uma foto com os dados biométricos do portador.
A produção do modelo atualizado terá início no mês de setembro, bicentenário da independência do Brasil, segundo o Ministério da Justiça, quando o documento expirar. É válido por dez anos.
O governo também disse que a taxa de emissão continuará a mesma: segundo o site da Polícia Federal, atualmente é de R $257,25 para o passaporte comum.
Para emergências urgentes é mais caro: R $334,42.
O valor também aumenta se a pessoa não apresentar o documento vencido.
Esse novo modelo será desenvolvido com mais tecnologia antifraude, pretende “honrar todas as regiões do Brasil por meio de símbolos que representam os biomas e a cultura de cada localidade”, explicou o governo em nota contendo a bandeira nacional e páginas internas que terão mais marcas d’água.
Já na capa a novidade será a estilização da bandeira nacional em relevo seco no lado direito do livreto.
Nas páginas numeradas do novo passaporte houve um aumento significativo no número de marcas d’água, passando de uma a treze imagens.
Como medida de segurança, a ICAO (International Civil Aviation Organization), a organização das Nações Unidas que padroniza os documentos de viagem, recomenda que você troque seu passaporte a cada 10 anos. Os elementos de segurança do documento brasileiro são os mesmos desde 2006.
Vale lembrar que a troca para o novo modelo não será obrigatória, sendo assim, as pessoas que realizaram a renovação do passaporte recentemente, ou que possuem o documento ainda válido, devem podem esperar até que o mesmo vença, para que solicitem uma nova via do passaporte no novo modelo.
Para mais novidades sobre o novo passaporte basta acessar o site da Polícia Federal ou site do Governo Federal. E para mais novidades como essa é só continuar nos acompanhando.