Empréstimo Consignado Auxílio Brasil



O Auxílio Brasil é um benefício do Governo Federal para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa veio para substituir o antigo Bolsa família criado em 2004.

Recentemente, uma portaria do Ministério da Cidadania, regulamentou créditos com limite de juros e 3,5% para os beneficiários do programa Auxílio Brasil.

Este crédito tem como principal objetivo dar a oportunidade para que as famílias inscritas neste programa possam empreender, reduzir suas dívidas e buscar mais autonomia.



Valor do empréstimo consignado Auxílio Brasil

O limite do valor consignado é de 40% do valor do repasse mensal do beneficiário que permanece em R$ 400,00. Portanto, é possível descontar R$ 160,00 num prazo de 24 meses.

Além de oferecer o crédito para os seus beneficiários, o Ministério da Cidadania também ofertará ações de educação financeira para as famílias.

Para contratar o empréstimo, os beneficiários terão que responder um questionário sobre finanças.

O objetivo é medir qual a capacidade do beneficiário de administrar o seu empréstimo.

Como contratar empréstimo consignado Auxílio Brasil

Algumas instituições financeiras que atendem o mercado de consignados apontam que cerca de 70% das famílias perguntadas sobre como utilizariam o dinheiro do empréstimo afirmam que o destino do dinheiro seria para investir em um negócio próprio.


Empréstimo Consignado Auxílio Brasil

As instituições financeiras que estão autorizadas e realizar empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil são um total de 12, incluindo a Caixa Econômica Federal.

Como no empréstimo consignado as prestações são descontadas diretamente na folha de pagamento dos beneficiários, os bancos têm a garantia que as parcelas serão pagas em dia.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

No momento da contratação, os bancos deverão informar aos beneficiários a taxa de juros aplicada e o custo efetivo do empréstimo. O banco também não poderá cobrar do beneficiário a Taxa de Abertura de Crédito (TAC) ou outros tipos de taxas administrativas.

Depois de contratado o empréstimo, mesmo se o beneficiário perder o direito ao auxílio Auxílio Brasil, ele terá que se organizar para arcar com as próximas parcelas do empréstimo. Ou seja, o empréstimo não será cancelado por este motivo.

As famílias tem que ter em mente que fazer um empréstimo consignado ligado ao Auxílio Auxílio Brasil só vale a pena se for para atender alguma necessidade urgente e inadiável.

Se for para pagar contas do dia a dia ou fazer compras desnecessárias, este tipo de empréstimo não é indicado.

O motivo é bem simples: O pagamento do empréstimo irá comprometer a renda do beneficiário durante um longo tempo e este dinheiro pode fazer falta para gastos essenciais como a alimentação da família.

 

Bancos como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil já demonstraram interesse em oferecer este tipo de crédito para os beneficiários do programa Auxílio Brasil.

Abaixo outras instituições financeiras habilitadas:

Banco Safra;
Banco Pan S/A;
Banco Daycoval S/A;
Banco Agibank S/A;
Banco Crefisa S/A;
Pintos S/A Créditos;
Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A
Facta Financeira S/A Crédito,Financiamento e Investimento;
QI Sociedade de Crédito Direto;
Valor Sociedade de Crédito Direto.