Vale transporte desempregado como solicitar? O que é? Sabia que se trata de um benefício que é oferecido pelo governo do estado de São Paulo para quem foi demitido sem justa causa?
Esse benefício é destinado para você que está sem emprego há no mínimo um mês e no máximo seis meses.
Para poder utilizar o bilhete especial, será preciso andar com a sua carteira de trabalho toda vez que for utilizar algumas das linhas de transporte.
Vale transporte desempregado como solicitar
Para você solicitar o vale transporte para desempregado e utilizar a CPTM, você precisará obter uma credencial para trabalhador desempregado na estação Barra Funda.
O horário de funcionamento do posto é de segunda a sexta-feira, (exceto aos feriados), das 8 horas às 16 horas.
Já para usar o metrô com o bilhete especial do desempregado você precisa comparecer à estação Marechal Teodoro, na linha 3 vermelha, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.
Porém, nos dois casos, você precisa dos seguintes documentos:
» RG;
» CPF;
» Carteira de Trabalho com a baixa do último emprego;
» Último termo de rescisão de contrato de trabalho;
O bilhete único trata-se de um cartão que por sua vez armazena valores em reais para o pagamento de passagens no transporte público da cidade de São Paulo, como: ônibus, metrô, entre outros.
Este benefício que é presente em São Paulo e em algumas regiões metropolitanas você coloca valores par usar os transportes públicos de forma integrada.
No caso do desempregado, o dinheiro que teria que colocar no bilhete único seria precioso e por isso, foi criado o benefício do bilhete único para os desempregados, para que estes possam se locomover inclusive para buscar emprego, ir às entrevistas de emprego e etc. este benefício está disponibilizado ao trabalhador desempregado que recebeu a última parcela do seguro desemprego e tem três meses o direito de receber este benefício.
Pois, esta modalidade de benefício terá cotas gratuitas para os ônibus municipais aos trabalhadores nesta situação. Serão disponibilizadas diariamente 12 cotas por mês por um período de no máximo três meses e somente para aqueles que se enquadram nas regras para recebimento deste benefício.
Veja como é feito o cadastro do bilhete único para desempregado
O cadastro para você ter direito ao benefício Vale transporte desempregado é feito no site da SPTrans e a comprovação ao direito a gratuidade deverá ser enviado via os correios.
O passe gratuito é válido por 90 dias e pode ainda ser solicitado de até três meses após o fim do recebimento do seguro-desemprego.
Cada cota disponibilizada por mês dá o direito a realizar até oito embarques diariamente nos ônibus municipais.
Quando o trabalhador voltar a trabalhar este deverá comunicar a SPTrans sobre isto e as cotas serão canceladas.
Isso porque o objetivo deste benefício é facilitar o deslocamento do trabalhador que está em busca de um novo emprego.
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