O iFood é uma das plataformas de entrega de comida mais badaladas do momento.
Ela reúne em um só espaço diversas opções para o consumidor escolher o que deseja comer.
Ou seja, ele funciona como uma enorme praça de alimentação, onde você escolhe o quê e onde comprar, ficando a entrega sob a responsabilidade da plataforma.
Sendo assim, podemos pensar que o iFood termina incentivando os estabelecimentos de alimentos a manterem suas lojas virtuais.
Além disso, mantê-las de forma atrativa é indispensável para captação junto aos clientes.
Portanto, para isso o restaurante precisa atender a alguns critérios, tais como:
» A inscrição em um CNPJ;
» A abertura de uma conta vinculada ao CNPJ. Ou ainda, se for MEI, vinculado à conta do responsável legal;
» O administrador precisa possuir um smartphone para que possa gerenciar os pedidos feitos.
Como cadastrar minha empresa no iFood?
Podemos adiantar que o cadastramento na plataforma é gratuito, e para fazê-lo basta acessar o site oficial do iFood – www.ifood.com.br.
É preciso para se cadastrar uma empresa no iFood os dados sobre o negócio e sobre o seu representante.
Uma vez que o cadastro tenha sido finalizado, é momento de assinar o contrato de pareceria, disponível online mesmo.
Depois disso, é preciso aguardar a avaliação por parte da plataforma e, caso haja aprovação, poderá criar seu restaurante dentro da plataforma.
Na mesma etapa de cadastro ainda o representante deve optar entre o Plano Básico ou Entregador.
No plano básico, o próprio estabelecimento se responsabiliza pela entrega, e o iFood serve mais como uma vitrine.
Já o plano entregador garante que as entregas sejam feitas através do sistema de entrega da própria plataforma.
Quais são as taxas básicas cobradas pelo iFood
Optando pelo plano básico o estabelecimento termina repassando uma comissão sobre cada pedido feito que corresponde a 12%.
Além disso, tem-se uma porcentagem de 3,5% sobre os pagamentos feitos através do aplicativo.
Para quem fatura mensalmente acima do valor de R$1.800 cobra-se também uma mensalidade de R$100.
Já quem para escolhe o plano entregador, o valor percentual do pedido sobe para 23%, mantendo-se aqueles sobre os pagamentos feitos na plataforma.
Além disso, a mensalidade também se altera para R$130 para os faturamentos que ultrapassam os R$1800.
Tanto o plano básico quanto o plano entregador são inteiramente isentos de fidelidade.
Sendo assim, podem ser cancelados a qualquer tempo.
Além disso, não há também taxa de manutenção, por isso nada é cobrado ao estabelecimento que não gerar vendas.
Vendendo no iFood
Agora que você já conhece os custos e condições para pôr o seu restaurante no iFood, não esqueça dos pontos estratégicos.
Afinal, para alavancar suas vendas é preciso estar atento a alguns detalhes, tais como:
📸 Capricho nas fotos: A visão é o primeiro impacto para gerar o desejo de consumo no seu cliente. Por isso, opte por fotos mais profissionais, sem, contudo, vender uma imagem enganosa.
🍽️ Faça um cardápio elaborado: Você não precisa reproduzir o cardápio físico no meio virtual, mas é importante descrever de forma objetiva os pratos. Assim, o cliente pode escolher segundo suas preferências.
🚚 Cuidado com a entrega: Produto com embalagem boa, mas e a entrega? Não pode jamais ser negligenciada, sendo o ponto alto para fechar a sua compra. Por isso, é preciso que seja feita dentro do menor tempo possível e com menor custo ao cliente.