O INEP, responsável pelo Enem, conduz o Encceja, ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que oferece uma avaliação gratuita e opcional. A aplicação do exame ocorre em parceria com as secretarias de educação estaduais e municipais.
Até 2016, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com mais de 18 anos podiam utilizar suas notas para obter o diploma do Ensino Médio. No entanto, a partir de 2017, o Encceja passou a ser a única forma pela qual esses candidatos podem obter a certificação do Ensino Médio e do Ensino Fundamental.
Neste post, apresentamos respostas detalhadas para as principais dúvidas que as pessoas têm sobre o exame. Contudo também incluímos dicas valiosas e informações especiais para oferecer uma compreensão mais completa. Leia atentamente e fique por dentro de tudo!
O que é o Encceja
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um exame aplicado pelo INEP que foi criado em 2002 para avaliar as competências, habilidades e conhecimentos de jovens e adultos que não completaram o Ensino Fundamental ou Médio no momento apropriado.
O objetivo do Encceja é fornecer “certificados de conclusão do ensino fundamental” e “certificados de conclusão do ensino médio” em todo o país, para aqueles que não tiveram a chance de terminar os estudos na idade escolar apropriada, seja porque nunca frequentaram a escola ou porque tiveram seus estudos interrompidos.
As secretarias estaduais de Educação e os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia são os responsáveis por emitir os certificados e declarações. Contudo durante a inscrição, a pessoa escolhe qual instituição será responsável pela emissão do seu certificado.
Quem pode fazer o Encceja?
Legal, agora que você já sabe do que se trata o Encceja, Abaixo vamos ver os requisitos necessários para fazer o exame.
- Ter 15 anos completos para ter o certificado do ensino fundamental
- Ter 18 anos completos para ter o certificado do ensino médio
Como me inscrever?
Para realizar a inscrição será necessário acessar o site oficial do exame encceja no período das inscrições e preencher as seguintes informações:
- CPF, para candidatos com mais de 18 anos;
- Documento de Identidade (RG), para candidatos com mais de 15 anos e sem CPF;
- E-mail individual e número de celular válidos;
- Informação sobre qualquer atendimento especializado ou específico necessário;
- O tipo de certificação de conclusão de ensino desejada (Ensino Fundamental ou Ensino Médio);
- As disciplinas para as quais deseja obter a certificação;
- Escolha da Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia onde será solicitado o certificado de conclusão ou a declaração parcial de proficiência. Certifique-se de escolher uma unidade acessível, pois é onde você deverá buscar o certificado ou declaração após a aprovação.
Como se preparar para a prova
O INEP disponibiliza materiais didáticos do Encceja para quem deseja se preparar. Além disso, você pode estudar em casa por conta própria ou em uma instituição próxima que ofereça cursos de EJA (Educação para Jovens e Adultos).
A escolha é sua, para que você estude da maneira que se sentir mais confortável e que permita o melhor aprendizado. A avaliação inclui quatro provas que são realizadas em um único dia (manhã e tarde), cada uma com 30 questões que abrangem uma área do conhecimento e também inclui uma redação.
Para quem deseja concluir o ensino fundamental, as áreas do conhecimento são:
- (Português e Redação), Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física
- Matemática
- História e Geografia
- Ciências Naturais
Já o ensino médio
- Português, Inglês, Espanhol, Artes, Educação Física
- Matemática
- História, Geografia, Filosofia e Sociologia
- Química, Física e Biologia
Sobre a prova
A TRI (Teoria de Resposta ao Item) determina a pontuação do Encceja, avaliando as habilidades e reduzindo a possibilidade de chutes dos candidatos.
No entanto para obter um bom resultado na prova, é necessário:
- Acertar pelo menos 50% das questões objetivas
- Conseguir de 5 a 10 pontos na redação.