Embora esses rastreadores sejam úteis para localizar objetos, eles podem ameaçar a privacidade de alguns usuários.
Muitos dispositivos eletrônicos têm sido usados para monitorar pessoas de forma clandestina, como câmeras e rastreadores. No entanto, existem aplicativos que funcionam como detector de rastreadores GPS, protegendo a privacidade dos usuários.
Dessa forma, os usuários podem receber alertas instantâneos sobre possíveis rastreadores GPS. Mesmo que dispositivos como AirTags ajudem a localizar objetos, eles também podem ser usados para rastrear pessoas.
Por exemplo, existem aplicativos que podem descobrir quando uma AirTag está perto de uma pessoa sem o seu consentimento, garantindo controle total sobre quem pode monitorar a sua localização.
Além disso, alguns aplicativos também detectam dispositivos de monitoramento que utilizam Bluetooth para se conectar, como as próprias AirTags.
Um desses aplicativos é o “Detector de Rastreadores”, que está disponível apenas para o sistema Android e apresenta uma classificação de 3,7 no Google Play.
Outra opção é o “Tracker Detect”, que está disponível para os celulares do sistema iOS e recebeu uma classificação de 4.6 estrelas.
Há também o “Hidden App Detector”, que também faz uma varredura completa no smartphone em busca de aplicativos instalados sem consentimento.
Conhecer esses aplicativos é essencial para garantir a proteção da privacidade e autonomia digital dos usuários. Estas ferramentas podem ser de grande ajuda para identificar e eliminar ameaças à privacidade.