Se você chegou até aqui, está na hora de aprender como se cadastrar no Auxílio Mãe Solteira. Por isso, criamos um passo a passo para ajudá-lo a receber o apoio financeiro de R$ 1.200 por mês.
Antes de aprender como se inscrever, você pode descobrir como fazer viagens de ônibus sem pagar nada, com a Carteira do Idoso. Quer saber como? Confira o conteúdo abaixo!
Interessado em se inscrever no Programa Auxílio Mãe Solteira? Basta acompanhar o conteúdo até o final para descobrir o passo a passo!
Quem tem direito ao Auxílio Mãe Solteira?
Antes de aprender como se cadastrar, é importante destacar que o programa possui regras que devem ser seguidas para garantir o direito ao benefício financeiro.
O objetivo do programa é oferecer ajuda às mães que mais precisam, como beneficiárias em situação de vulnerabilidade social.
É essencial conhecer todas as regras estabelecidas pelo programa para fazer o cadastro de forma simples e sem burocracia.
Portanto, as beneficiárias do programa Auxílio Mãe Solteira devem atender aos seguintes critérios:
- Ser mãe;
- Não estar trabalhando sob regime de carteira assinada;
- Não ter marido ou companheiro;
- Ter idade mínima de 18 anos;
- Não ser beneficiária de nenhum outro programa ou benefício social;
- Não receber seguro-desemprego;
- Ter filho com menos de 18 anos;
- Ser microempreendedor individual (MEI);
- Estar desempregada;
- Ter renda mensal per capita de até 3 salários mínimos;
- Contribuir individualmente para o Regime Geral de Previdência Social;
- Ter inscrição com os dados atualizados no Cadastro Único.
O cadastro no CadÚnico é fundamental para ter a oportunidade de ser selecionado pelo programa e receber o benefício.
Se você já tem cadastro, verifique se está atualizado e, caso positivo, providencie a documentação necessária o mais rápido possível.
Passo a Passo para se inscrever no Auxílio Mãe Solteira
Para se inscrever no Auxílio Mãe Solteira, um dos passos importantes é estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico).
O Ministério da Cidadania utiliza esse cadastro para selecionar quem receberá o auxílio, por isso é crucial manter os dados atualizados nos últimos meses.
Dessa forma, o Governo Federal consegue identificar quem realmente necessita do auxílio financeiro e direcionar os benefícios para as pessoas certas.
O processo de cadastro é simples, basta reunir a documentação necessária e seguir os passos abaixo:
- RG ou qualquer documento com foto;
- CPF;
- Título de Eleitor;
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- Carteira de trabalho;
- Título de Eleitor.
Atenção! Além da documentação, é importante atender a critérios específicos para se cadastrar no CadÚnico:
- Ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 606,00);
- Ter renda mensal familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.636,00);
- Possuir renda superior a três salários mínimos, desde que vinculada à inclusão em programas sociais nos três níveis do governo.
Feito! Ao concluir esse processo, você terá a oportunidade de participar da triagem do programa e ser beneficiado com o auxílio.
Portanto, não perca tempo. Mantenha seus dados atualizados no programa e garanta acesso ao benefício.