Consultar PIS 2022- Saiba mais


Como receber o Pasep 2022

Os que têm direito ao Pasep e possuem conta no Banco do Brasil recebem o crédito automaticamente na conta corrente ou poupança, conforme o calendário citado acima.

Quem não é correntista pode solicitar um TED para seu banco através dos caixas eletrônicos do BB e pelo endereço (bb.com.br/pasep).

Presencialmente, é possível sacar o Pasep nas agências, bastando apresentar documento oficial de identificação com foto.

Discutido e dito tudo isso vale a pena deixar claro para a população acompanhar com cuidado toda onda de fake news a respeito desse assunto, além de com o mesmo rigor cuidar para fiscalizar se essa medida vai ser mesmo aceita, e a partir dai ir em buscas do seu direito.

PIS é a sigla para Programa de Integração Social. Pasep é a sigla para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

São programas pelos quais as empresas e órgãos públicos depositam contribuições em um fundo ligado aos seus empregados, o fundo do PIS/Pasep.

Para que serve o dinheiro do PIS/Pasep? O dinheiro desse fundo atualmente vai para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), que paga benefícios como o abono salarial e o seguro-desemprego.

Entre 1971 e 1988, os depósitos das empresas e órgãos públicos eram feitos em nome de cada um dos trabalhadores, em contas individuais do Fundo PIS/Pasep.

Cada trabalhador, então, era dono de uma parte (cota) no fundo.

Portanto, quem trabalhou como contratado em uma empresa ou como servidor público antes de 4 de outubro de 1988 tem uma conta no fundo PIS/Pasep.

O benefício não tem relação com o abono anual salarial do PIS/Pasep. É algo extra e independente.

O número do PIS é o mesmo do NIS (Número de Identificação Social) e do NIT (Número de Identificação do Trabalhador).

 

Como consultar o abono salarial do PIS 2022

Os cidadãos podem consultar o saldo do abono salarial PIS/Pasep pela Internet.

Os pagamentos do PIS, concedidos a trabalhadores do setor privado, começaram em fevereiro.

Já os servidores públicos, que têm direito ao Pasep, começaram a receber no mesmo mês, dias depois.

Os pagamentos obedecerão aos calendários estabelecidos pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, responsáveis pelo PIS e Pasep, respectivamente.

Em ambos os casos, os saques poderão ser feitos até 29 de dezembro.

Após descobrir como ver o saldo do PIS, é hora de saber se você tem direito ao benefício.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador deve estar inscrito no PIS ou Pasep há no mínimo cinco anos e ter recebido até dois salários mínimos, em média, no ano-base (2020).

Também é necessário ter trabalhado por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano de apuração.

Passo 1. Acesse o site do Ministério da Economia dedicado ao abono salarial 2022 (gov.br/pt-br/servicos/sacar-o-abono-salarial) e clique em “Iniciar”;

Passo 2. Pressione o botão “Entrar com Gov.br”;

Passo 3. Digite seu CPF e senha no Gov.br e clique em “Entrar”;

Passo 4. Na tela inicial do portal, clique em “Consultar abono salarial”;

Passo 5. Quem tem direito ao abono salarial 2022 poderá ver as informações de valor e data de saque na tela.

Os que não tiverem direito ao benefício receberão a mensagem “Nada por aqui”.

De forma online, a consulta pode ser feita ainda pelo app CAIXA Tem, pelo aplicativo Caixa Trabalhador e pelo CTPS Digital, todos disponíveis para celulares Android e iOS.

📱 Android: https://play.google.com/store/…

📱 iPhone: https://apps.apple.com/br/app/…

Como sacar o abono salarial do PIS 2022

Quem tem direito ao PIS e possui conta corrente, poupança ou conta digital na Caixa pode realizar o saque por crédito em conta.

O valor também pode ser creditado na conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente ao aceitar os termos do aplicativo Caixa Tem.

Os que possuem Cartão do Cidadão podem sacar nos caixas eletrônicos, Lotéricas ou correspondentes Caixa, por meio de senha.

Os trabalhadores ainda podem se dirigir a qualquer agência da Caixa apresentando documento oficial de identificação com foto para receber o abono.