Como e em que momento declarar empréstimos no Imposto de Renda



Você sabe como declarar empréstimo no Imposto de Renda? Essa é uma declaração que todas as pessoas que contrataram esse serviço financeiro precisam enviar para o governo. Mas é preciso seguir algumas orientações. Confira aqui mais detalhes de como declarar empréstimo no Imposto de Renda!

O que é Imposto de Renda?

Antes de tudo, é preciso saber mais sobre o que é o Imposto de Renda. Esse tributo é cobrado, todos os anos, pelo Governo Federal sobre a renda que pessoas físicas e empresas ganharam no ano anterior.

Hoje, o imposto pode ser recolhido de várias formas diferentes. Uma das possibilidades é o “recolhimento na fonte”, ou seja, quando o tributo é descontado diretamente de seu salário/benefício.

Também há a necessidade dos contribuintes terem de enviar a Declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoa Física (DIRPF). Nesse caso, a pessoa deve declarar todos os seus ganhos no ano anterior.



Preciso declarar meus empréstimos no Imposto de renda?

O empréstimo é uma modalidade de crédito bastante conhecida e que pode ser útil para quem precisa de um dinheiro mais urgente. Aqui, o devedor pode utilizar o crédito solicitado da forma que quiser.

No entanto, é preciso pagar as mensalidades (com juros) corretamente. No Brasil, é possível encontrar os mais diversos tipos de empréstimos (empréstimo pessoal, empréstimo com garantia e entre outros).

Os contribuintes que pediram um empréstimo, cujo valor seja maior que R$ 5 mil, precisam, sim, declará-lo no Imposto de Renda. Essa é uma regra válida para todos os tipos e outras modalidades de crédito.

Nesse caso, é possível citar os cartões de crédito. Aqui, não importa se a pessoa pediu um empréstimo em uma instituição financeira/com outra pessoa ou se a mesma emprestou dinheiro para alguém.

Passo a passo de como declarar empréstimo no Imposto de renda

Muitas pessoas possuem dúvidas de como declarar empréstimo no Imposto de Renda. Primeiramente, esse é um processo que pode ser considerado prático, visto que é possível realizá-lo sem sair de casa.


Um software que pode ser usado aqui é o “Programa Gerador da Declaração (PGD) da Declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (DIRPF)”, disponível no site da Receita Federal.

No caso, você poderá usá-lo em seu computador pessoal. Também é possível baixá-lo em um notebook também. Veja abaixo um passo a passo de como declarar seu empréstimo usando o PGD:

  • Abra o “Programa Gerador da Declaração (PGD) da Declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (DIRPF)” e entre na sua declaração;
  • No menu localizado à esquerda, escolha a opção “Dívidas e Ônus Reais”;
  • Clique no botão “Novo” (localizado na parte inferior da tela);
  • Informe o “Código” (esse é o código que representa quem que te concedeu o empréstimo);
  • Informe mais detalhes sobre a operação na área “Discriminação”;
  • Em “Situação”, é preciso colocar, respectivamente, o saldo devedor nas datas especificadas pelo sistema;
  • Coloque o valor que você gastou com o empréstimo durante o ano anterior (no caso do IRPF de 2024, o valor total pago em 2023).

Empréstimos com garantia

Já o processo para declarar empréstimos com garantia (de carro, de imóvel ou de outro bem) é um pouco diferente. Nesse caso, é preciso, no menu localizado à esquerda, selecionar “Bens e Direitos”.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Depois, é preciso escolher a opção “Novo”. Aqui, a primeira ação consiste em escolher o código do bem. Outro ponto importante é explicar, em “Discriminação”, que se trata de um crédito com garantia.

Nessa tela, ainda serão pedidas algumas informações sobre o bem deixado como garantia. Já na área de “Situação”, a pessoa precisa colocar o valor do empréstimo que você pagou até o período citado.

Como declarar um empréstimo entre duas pessoas físicas?

Ver pessoas físicas emprestando dinheiro para outras pessoas físicas é algo comum. No entanto, é preciso lembrar que essa transação também precisa estar descrita na declaração.

Essa é uma ação que ambas as partes precisam fazer. Para declarar esse empréstimo, a pessoa que está emprestando o dinheiro precisa usar a ficha “Bens e Direitos”.

Na sequência, é só escolher o código “Créditos” (número 05) e a categoria “Empréstimos concedidos” (número 01). Ainda será preciso informar os dados de ambas as partes envolvidas e entre outros detalhes.

Ter um informe de rendimentos pode te ajudar na hora de declarar um empréstimo

Para enviar a Declaração do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (a DIRPF), as pessoas elegíveis precisam ter em mãos todas as informações sobre seus ganhos e despesas que são tributáveis.

Isso significa que a mesma precisa fazer contas, juntar extratos bancários e pegar outros documentos que mostrem suas movimentações financeiras. O mesmo vale para quem precisa declarar um empréstimo.

Um documento que pode ajudar aqui é o informe de rendimentos, que pode trazer diversas informações sobre os produtos que você contratou em uma instituição financeira.

O nome do informe e o processo de solicitação do mesmo podem variar de empresa para empresa. A recomendação é solicitar esses dados da forma mais rápida para inserir as informações corretamente.

Prazo de pagamento do Imposto de Renda e dicas para não ter problemas

Depois de saber como declarar empréstimo no Imposto de Renda, chegou a hora de saber o prazo para enviar a declaração. O Imposto de Renda 2024 precisa ser enviado até o dia 31 de maio de 2024.

A data de início pode mudar de acordo com o ano. Em casos de atraso ou de não envio, o cliente pode levar multas, ter que passar pela fase conhecida como “Malha Fina” e enfrentar outras punições.

Por isso, se organize e não deixe a entrega dessa declaração para a última hora. Conferir todas as informações passadas também pode te ajudar a não ter problemas.

No caso dos empréstimos, a pessoa precisa verificar todos os valores passados e informar todos os detalhes (se você antecipou parcelas, por exemplo). Por fim, veja se todas as informações foram salvas.