Como agir em caso de acidente e dicas de prevenção



Caiu em um golpe do cartão de crédito? Esta situação pode acontecer com pessoas que usam essa ferramenta. Descobrir o que aconteceu e tomar medidas são passos necessários para resolver o problema. Veja aqui o que fazer em casos de golpe do cartão de crédito e como evitá-los!

A pessoa que possui um cartão de crédito precisa estar atenta para não ser vítima de um golpe (Foto: Kawee/Adobe Stock)

O que é golpe do cartão de crédito?

Você utiliza um cartão de crédito? Essa forma de crédito está presente no Brasil há bastante tempo. Muitos estabelecimentos permitem que seus clientes usem essa ferramenta para pagar suas compras.

Uma das vantagens desse meio de pagamento é a possibilidade de parcelar a compra em várias vezes, dependendo da loja e do valor. Isso pode ser útil para aliviar as finanças.

Há também pessoas que optam por usar o cartão para evitar sair de casa com dinheiro em espécie. Um cartão de crédito possui medidas de segurança que tornam as transações mais seguras.

Destacam-se o chip do cartão e o CVV. No entanto, muitos clientes acabam sendo vítimas de golpes e fraudes. Nestes casos, o objetivo dos golpistas é obter acesso aos dados do cartão.

Portanto, é importante estar atento aos vários tipos de golpes existentes. Identificá-los pode ser crucial para começar a resolver o problema. Este processo pode envolver a comunicação com a instituição financeira e, em alguns casos, o pedido de reembolso.

Quais são os tipos de golpes do cartão de crédito mais utilizados?

Como mencionado anteriormente, existem diversos golpes do cartão de crédito, cada um com suas próprias características. Eles mostram que o cliente deve ter cuidado ao fazer compras.

Dois métodos usados por golpistas são o phishing e o skimming. No primeiro caso, o golpista tenta obter dados pessoais e do cartão do cliente sem o conhecimento deste.

Isso geralmente é feito por meio de ligações à vítima (fingindo ser um banco ou outra empresa). Esse golpe também pode acontecer quando o golpista envia mensagens (por e-mail, SMS ou redes sociais).

Foto: smolaw11/Adobe Stock

O segundo método pode ocorrer em transações presenciais. Isso porque o golpista usará dispositivos fraudulentos instalados em terminais de cartão ou caixas eletrônicos.

Com esses dispositivos, o golpista pode obter os dados do cartão quando o consumidor o passar/inserir. Eles também podem gravar a senha do cliente.

Essas são duas técnicas de clonagem de cartão. Aqui, quem comete os golpes clona as informações de um cartão de crédito de um cliente para fazer outros cartões e usá-los para comprar produtos.

Casos de furtos/roubos de cartões de crédito e outros golpes

No entanto, esses não são os únicos golpes dos quais os titulares de cartões de crédito devem estar cientes. Os furtos/roubos de cartão de crédito também podem ocorrer, por exemplo.

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Nesses casos, é recomendado guardar bem o cartão e usá-lo somente na hora da compra. Também é importante ficar atento ao site onde a compra está sendo realizada e aos terminais de pagamento.

Desconfie de lojas virtuais com reputação baixa e de preços abaixo do padrão. O mesmo vale para terminais de cartão em mau estado ou que não permitem visualizar as informações na tela.

Caí em um golpe do cartão de crédito: o que fazer agora?

Caso você tenha caído em um golpe do cartão de crédito, é importante manter a calma para resolver o problema. O primeiro passo é entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo cartão.

Neste momento, é possível informar o que está acontecendo e bloquear o cartão. Além disso, é importante verificar e documentar todas as transações feitas em seu nome.

Todos os detalhes são importantes. Além disso, trocar as senhas de outros cartões, de aplicativos de banco e do Internet Banking também pode ser útil para evitar novos golpes.

Outra recomendação é registrar um boletim de ocorrência (B.O.) pela internet ou de forma presencial. Lembre-se que há escritórios de advocacia que podem ajudar na resolução do problema.

Posso contestar e solicitar o estorno?

Quando alguém desiste de uma compra, pode solicitar o reembolso total ou parcial do valor pago na transação. Esse é um direito previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

E em casos de golpes com o uso de cartões de crédito? A vítima pode, sim, contestar a compra e pedir o estorno do valor.

Cada instituição financeira possui um procedimento próprio para realizar essas ações. Ter os documentos relacionados aos problemas é fundamental para negociar.

Dicas para evitar golpes relacionados ao cartão de crédito

O cartão de crédito é útil para quem busca praticidade nas compras, mas é importante tomar cuidados para não cair em golpes e ter o cartão clonado.

Uma dica valiosa é jamais fornecer seus dados a terceiros. Além disso, para evitar problemas, é preciso desconfiar de e-mails falsos e ligações de empresas desconhecidas.

Foto: tonefotografia/Adobe Stock

Além disso, verifique se o site que está acessando possui o endereço correto e informações válidas sobre a empresa. O uso do cartão virtual é altamente recomendado.

Em compras presenciais, verifique o estado do terminal de cartão e todas as informações da compra no momento. Por fim, não permita que outras pessoas usem seu cartão e desconfie do preço do produto.

Pedro Giordan

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Pedro Giordan

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