Cancelamento de um Empréstimo: Dicas Seguras e Passo a Passo


Deseja saber como cancelar um empréstimo? Essa é uma ação que pode ser uma alternativa em casos de arrependimento, por exemplo. Mas é preciso saber alguns detalhes, como o prazo para a solicitação ser feita e outras regras importantes. Confira aqui mais informações de como cancelar um empréstimo!

É possível cancelar um empréstimo?

O empréstimo é uma modalidade de crédito que pode ser útil para quem precisa de dinheiro extra. Aqui, o valor solicitado pode ser usado para pagar dívidas, fazer compras ou para qualquer outra finalidade.

Mas alguns imprevistos podem fazer com que essa pessoa queira não prosseguir com a contratação do empréstimo pessoal ou cancelar esse serviço mesmo após receber o valor desejado.

Nesses casos, a pessoa pode, sim, fazer o cancelamento do seu contrato de crédito pessoal. Porém, o interessado precisa, primeiramente, saber que há algumas regras para fazer essa solicitação.

O cliente possui um prazo de até 7 dias (corridos) para solicitar o cancelamento do serviço. Nesse caso, a pessoa estará seguindo o que está no artigo nº 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Essa mesma indicação aparece no artigo nº 11 do Normativo Sistema de Autorregulação Bancária da Federação Brasileira de Bancos (SARB) nº 010/2013, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Após essa data, já não será mais possível fazer esse pedido. Também é preciso contar os dias a partir do momento em que você faz a contratação dessa linha de crédito.

Vale lembrar ainda que, nos dois casos, essa regra só é válida para contratações feitas de forma digital (pelo site, pelo aplicativo ou em caixas de autoatendimento).

Contratação em agências

Também é possível realizar o cancelamento de empréstimos contratados de forma presencial (em agências de bancos, lojas físicas de financeiras e lojas físicas de outras empresas que oferecem o serviço).

Mas as regras podem variar de empresa para empresa. Em alguns casos, é preciso fazer o processo presencialmente. Também é preciso verificar os prazos e as condições oferecidas pela empresa.

Passo a passo de como cancelar um empréstimo

Muitas pessoas possuem dúvidas de como cancelar um empréstimo. Aqui, o processo pode mudar de acordo com a forma como o crédito foi contratado e com a instituição escolhida pela pessoa. Como foi dito acima, o cliente que contratou um empréstimo de forma presencial precisa entrar em contato com a empresa ou ir até uma agência física para saber mais detalhes.

Já a pessoa que fez a solicitação de forma digital pode usar o aplicativo da instituição que lhe concedeu o crédito. Há casos que o cliente precisa enviar um e-mail ou ligar pelo telefone.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Lembrando que a solicitação precisa ser feita dentro do prazo de 7 dias (corridos) previsto no CDC. Na página da empresa (onde seu crédito foi contratado) na internet é possível descobrir mais detalhes. Entrar em contato com a mesma via telefone também é recomendado. Ainda é preciso estar atento às atualizações do valor pedido e às tarifas cobradas, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Requisitos

O tomador do empréstimo precisa respeitar os requisitos impostos pela empresa responsável pelo empréstimo. Uma delas é que o processo precisa ser feito pelo titular do empréstimo.

Além disso, as instituições podem pedir que o valor solicitado esteja na conta dessa pessoa para a realização do cancelamento do empréstimo pessoal.

Dicas para quem deseja cancelar um empréstimo

Contratou um empréstimo, mas agora está arrependido? Como foi dito acima, você pode, sim, realizar essa solicitação. Existem algumas dicas para conseguir realizar essa ação sem maiores dores de cabeça.

Primeiramente, é importante saber que essa possibilidade de cancelamento é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor. Outra dica é ficar atento ao prazo de 7 dias (corridos) estipulado pelo CDC. Afinal, não será possível cancelar o serviço após esse período. Também é recomendado que o cliente leia o contrato do empréstimo e entre em contato com a empresa para saber como funciona esse processo. Saiba que é possível, ainda, cancelar o empréstimo antes de o valor ser depositado. Por fim, antes de fazer a assinatura do contrato, confira todas as condições para não ter maiores problemas.

Há como cancelar um empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é outro tipo de empréstimo existente no mercado. Essa solução é voltada para aposentados, pensionistas do INSS, servidores públicos (municipais, estaduais e federais) e militares.

Há ainda os casos de pessoas que trabalham para companhias privadas que possuem convênio com uma instituição específica. Hoje, várias empresas presentes no Brasil oferecem esse serviço financeiro. A pessoa que optar pelo crédito consignado pode, sim, cancelá-lo. Entretanto, também é preciso fazer esse pedido dentro do prazo de 7 dias (corridos).

Como fazer o cancelamento?

Não sabe como cancelar um empréstimo consignado? Aqui, é preciso, primeiramente, entrar em contato com a instituição escolhida. O processo envolve também a assinatura do formulário de cancelamento. A devolução do dinheiro contratado acontecerá na próxima etapa. Já a empresa precisa, junto ao INSS, fazer a liberação da margem consignável do solicitante. Por fim, a pessoa terá a sua margem liberada. Lembrando que, em casos de fraudes, a pessoa precisa fazer o cancelamento por meio do Portal do Consumidor. No site, é possível conferir as informações sobre esse processo.