Aventura Garantida: Descubra Rotas Incríveis para Observar Baleias no Brasil


A observação de baleias ao longo da costa brasileira é uma experiência espetacular que ocorre entre o final de maio e início de novembro.

Locais como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Espírito Santo oferecem oportunidades privilegiadas de avistamento.

Oportunidades de Observação de Baleias

A temporada de migração das baleias-jubarte chegou, mas não é necessário contar com a sorte.

É possível reservar passeios por agências para ver essas majestosas criaturas nas costas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.

A temporada de observação de baleias na costa brasileira vai do final de maio até o início de novembro.

Importância da Observação

Sandro Firmino, ambientalista e coordenador do projeto de conservação Amigos da Jubarte, que também incentiva o ecoturismo, esclarece o motivo da aparição das baleias-jubarte durante este período.

“Aqui, as baleias amamentam seus filhotes e completam o ciclo reprodutivo”, diz o ambientalista, observando que a costa brasileira é considerada “o maior berçário de baleias-jubarte” do Atlântico Sul.

Recomendações e Regras

Esses passeios geralmente incluem a companhia de um biólogo, que informa os visitantes sobre as regras do Manual de Boas Práticas de Interação com Cetáceos, fornecido pelo Centro de Mamíferos Aquáticos.

Tocar nos animais, por exemplo, é estritamente proibido.

Enviar pelo WhatsApp compartilhe no WhatsApp

Agências Recomendadas

Abaixo, você encontrará agências recomendadas pela ONG Amigos da Jubarte e pela Prefeitura de São Sebastião em São Paulo, autorizadas a realizar passeios de observação de baleias em diferentes estados brasileiros.

Rio de Janeiro

– A agência Planeta Terra Azul Turismo oferece passeios de junho até o final de outubro, saindo do Rio Yacht Club em Niterói às 7h.
– O retorno para Niterói pode ocorrer às 14h ou 15h, dependendo do tempo de navegação.

Bahia

– Saindo do Píer dos Pescadores em Caravelas, na Bahia, a agência Scuba Turismo realiza passeios de observação de baleias do final de junho até o início de novembro.
– Saboreie deliciosas refeições: café da manhã, almoço e lanches estão inclusos no pacote.

Espírito Santo

– A agência Aves Voando Alto em Vitória, Espírito Santo, convida você para emocionantes passeios de observação de baleias!
– A temporada vai de 5 de julho a 12 de outubro.

São Paulo

– A agência BellaMare Passeios oferece passeios diários de observação de baleias saindo de São Sebastião e Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, do final de maio até meados de agosto.
– Em caso de condições climáticas desfavoráveis, a equipe cancelará a saída.

Experimente a emoção e o encanto da observação de baleias no Brasil, onde aventura e natureza se unem para uma jornada inesquecível.